VOCE PODE MUDAR O JEITO DE ENXERGAR A VIDA – REPROGRAME SUA MENTE

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Você sabia que nós podemos alterar o curso dos resultados da nossa vida?

Pois é!! Nós podemos influenciar a dinâmica do que acontece à nossa volta além de termos condição de determinar como e o que queremos para a nossa vida. Nós somos os maiores responsáveis pelo que acontece conosco.

Sabe aquela metáfora de enxergar o copo “meio cheio” ou “meio vazio”?

Então, você sempre pode ver as coisas por perspectivas distintas, e é o seu estado mental que norteia a maneira de interpretar a realidade que antecede a forma como os acontecimentos são conhecidos.

A forma com que você está determinado a encarar as coisas que chegam até você é o que molda o resultado final de todos os acontecimentos que preenchem sua vida. Ou seja, podemos moldar nossa programação mental da melhor forma possível.

Existe um provérbio que diz que devemos tomar cuidado com nossos pensamentos, pois são eles que acabam gerando nossas palavras. E palavras sempre motivam ações. Já as ações, devem também ser objeto de atenção porque são a origem de nossos hábitos. Os hábitos, por sua vez, formam uma personalidade.  E dessa personalidade deve sair o nosso destino, ou seja, nós nos tornamos aquilo que pensamos!!

Por exemplo, pessoas negativas tendem a ter resultados negativos. Quando pensamos e projetamos determinados acontecimentos ou possibilidades, eles não só determinam a maneira como enxergamos o mundo, como também influenciam a forma como nosso corpo reage.

Posturas positivas, com a programação mental de quem quer e acredita poder ser curado, desencadeiam um turbilhão de alterações, inclusive de natureza física, que nos predispõe à condição desejada. Centenas de estudos já foram unânimes em provar que uma atmosfera feliz predispõe à cura muitas vezes em igual medida ao consumo de medicamentos recomendados.  Experimente a “terapia do riso”, pois rir é o melhor remédio!!

Experiencias negativas acontecem com todos e a todo instante, mas o que vai de fato pesar para que um evento possa mesmo ser caracterizado como negativo é o sentimento que vamos lhe emprestar. Lembre-se sempre que você é quem rotula suas lembranças e só pode ser você, portanto, quem por último determina em qual compartilhamento elas serão guardadas, se na vala comum das memórias negativas ou no mosaico da qual sempre se pode extrair coisas boas!

A essência dessa programação mental que nos cura é exatamente aquela que vem nos dizer que a vida é dinâmica e que, assim como não há mal que dure para sempre, também não pode haver algo de bom que não possa ser replicado ou melhorado.

A CHAVE DA TRANSFORMAÇÃO DE VIDA – Mente Positiva

A forma como pensamos pode ser considerada a chave para alcançarmos o sucesso ou não. Isso ocorre, pois o modo como você reflete sobre as situações determina como você irá agir, e seus atos se desenrolam em consequências positivas ou negativas.

A ideia de obtermos sucesso por meio do nosso mindset (mentalidade que cada um de nós tem da vida) vem de uma filosofia desenvolvida pela Psicóloga Carol S. Dweck, reconhecida internacionalmente, professora e estudiosa na Universidade de Stanford nos Estados Unidos, ela explica que nosso mindset mostra o nosso modo otimista ou pessimista de enxergar diversas situações da vida e como nos portamos diante delas.

A especialista, após décadas de pesquisa, chegou à conclusão que existem dois tipos de mentalidades: a fixa e a progressiva (ou de crescimento):

MENTALIDADE FIXA

É aquela que faz com que os indivíduos acreditem que, se não nascem com determinadas capacidades e habilidades, naturalmente também não podem desenvolvê-los ao longo do tempo. Geralmente eles entendem que a inteligência deles está sendo colocada em julgamento a todo o tempo e se sentem inseguros em relação a isso. A tendência e não se engajar, impede que essa pessoa adquira novos conhecimentos, que ela considera estarem em um nível de dificuldade maior do que pensa ser capaz de alcançar. Tanto no âmbito profissional como no pessoal, quem tem essa mentalidade mais fixa demonstra mais pensamentos negativos e tem inclinação de ficarem estagnados e desmotivados diante de situações complicadas que fogem do comum. No trabalho, é fácil identificar esse perfil, basta analisar quem é o que nunca quer fazer atividades diferentes do que está acostumado, que não quer aprender conceitos novos, que sempre pede a opinião do outro e foge de grandes responsabilidades por ter medo de não conseguir lidar com elas corretamente. 

MENTALIDADE PROGRESSIVA

É aquele individuo que acredita que seus talentos e habilidades podem ser desenvolvidos, desde que eles sejam pacientes, focados, esforçados e dedicados. Uma pessoa com essa mentalidade tem a aptidão de transformar dificuldades em oportunidades de aprender e evoluir. Se ela errar, não tem problema, pois acredita que é possível assimilar novos conhecimentos com o que não deu certo. O importante é enxergar os pontos positivos do processo e entender como corrigir os pontos negativos. Os profissionais com esse perfil são aqueles que estão destinados ao sucesso, pois buscam vencer suas limitações e aprimorar seus conhecimentos diariamente. No trabalho, é fácil identificar esse perfil, basta analisar quem não tem medo de adquirir novas responsabilidades, está sempre estudando e se atualizando e não desanima quando erra. Ele simplesmente irá rever o processo e se esforçar para entender o que deve fazer para reverter a situação. Geralmente esse colaborador tem um crescimento bom na empresa.

Somos nós que escolhemos como vamos viver. Não existe limitação para quem acredita em sim mesmo!!

A partir do momento em que acontece algo em nossas vidas, temos sempre que decidir de que forma vamos lidar com esse acontecimento, seja ele bom ou ruim. É certo que nem tudo está em nosso controle, porém a forma como vamos REAGIR é sempre uma escolha pessoal e diz muito sobre como será nossa existência dali em diante, o seja, se ela será preenchida com lamentos e tristezas ou por aprendizados e novas razões para continuar.

Podemos ficar tristes ou lutar contra a tristeza; podemos desistir ou seguir perseverando; podemos deixar de acreditar na vida ou encontrar uma nova razão para viver; podemos abafar o nosso sorriso para sempre ou  aprender de novo a rir de si mesmo; podemos ficar reclamando e maldizendo Deus, ou aceitar que nada acontece por acaso e manter nossa fé Nele ou no que acreditamos.

Como já sabemos, experiencias negativas acontecem com todos, mas RESSIGNIFICAR é dar a si mesmo a oportunidade de transformar algo ruim em algo positivo e continuar vivendo com esperança, motivação, otimismo e entusiasmo.

Alimente emoções positivas, olhe para frente e dê a si a chance de também passar por seu próprio processo de ressignificação.

Manter uma mente positiva pode gerar grandes mudanças em nossa vida. Pensamentos positivos, de acordo com estudos da Psicologia Positiva, podem ajudar a criar e a desenvolver habilidades, além de melhorar a qualidade de vida, saúde e consequentemente o desempenho profissional.

Pensamento negativo, faz com que o cérebro se feche ao mundo exterior, focando o estresse, o medo, a raiva e impedindo pensamentos construtivos.

Pensamentos positivos, possibilitam enxergar melhor as possibilidades, aprendendo com os problemas e adquirindo habilidades como resiliência e superação.

É um grande desafio? Sem dúvida!! Mas cada um de nós, por mais complexas que tenham sido nossas experiencias de vida, podemos desenvolver essa mentalidade de crescimento, essa mentalidade positiva. É preciso compreender que tudo que acontece tem um lado positivo e focar nesse aspecto da vida.